domingo, 12 de dezembro de 2010

Virtudes e Perseverança



Por Dr. Mauro Montaury




Virtudes são como jóias raras e devem ser preservadas e cuidadas ao longo da vida.

É característica de Alma.

São qualidades que perseguimos incessantemente durante toda uma vida.

Muitas vezes trabalhamos nela como a natureza o fez, durante milênios, para transformar carvão bruto em diamante.

Precisamos nos dedicar a elas com perseverança e afinco semelhante a um músico ao descobrir o violão, aprendendo suas características físicas: formato, cordas, acústica, notas musicais, posição dos dedos, acordes, partituras.

Precisa desenvolver o hábito de retirar daquele instrumento música com ritmo e sonoridade acompanhando com a cadência da música a canção por ele cantada.


“Se tivéssemos de escolher entre conhecimento e virtude, a última seria sem dúvida a melhor escolha, pois é mais valiosa. O bom coração que é fruto da virtude é por si só um grande benefício para a humanidade. O mero conhecimento, não.” Dalai-Lama.

Lembrei de várias estórias escutadas ao longo da vida, e a mais interessante foi envolvendo um dos maiores inventores da Humanidade, Thomas Edison.

Thomas Edison pessoa perspicaz, curiosa, observadora relatam duas passagens de sua vida que vale a pena mencionar:

(1º) Relatam que sendo perfeccionista e procurando primeiro elaborar suas virtudes passou alguns meses perseguindo um determinado aprimoramento de talento que queria elaborar em si.

(2º) Durante os afazeres do dia, mesmo, quando, realizando seus experimentos, voltava sua atenção para aquela qualidade pessoal que estava desenvolvendo.

(3º) Iniciava o dia focado no objetivo almejado e mesmo realizando suas tarefas corriqueiras, no final do dia, por determinadas circunstâncias, seu intento era desviado do desejado.

4º) Descobriu que tinha que lutar contra si próprio para realizar seu objetivo, pois sua mente burlava seu intento, com diferentes mecanismos, para não concretização desta virtude em especial.

5º) Conta a estória que precisou vários meses afinco, cuidando diariamente "VIGIANDO SUA MENTE", e se cobrando a realização de tal talento.

Outra estória de Thomas Edson, talentoso e dedicado inventor, conta que sabia do processo físico-químico da incandescência da lâmpada quando determinada carga elétrica percorria o filamento e irradiava luz que permitiu as pessoas há prolongar o dia pela noite.

Conta-se que mesmo rompendo inúmeros filamentos quando a carga elétrica passava pelo fio, sabia que o experimento estava certo, e o fio se rompia com a corrente elétrica.

Continuou a experimentar e a reexperimentar o experimento com trocas de espessura do filamento e do material usado no local. Repetiu nem só um ou 1000 vezes, fez milhares de tentativas para descobrir o filamento ideal até chegar ao diâmetro ideal e material com suas características físicas químicas perfeitas até chegar à lâmpada usada na atualidade.

“Gênio é 1% de inspiração e 99% de transpiração” Thomas Alva Edison.

Virtudes e perseverança andam sempre de mãos dadas. Mauro Montaury.

Nenhum comentário:

Postar um comentário